O termo behaviorismo vem da palavra behavior que em inglês quer dizer comportamento.
O BEHAVIORISMO foi criado por John B.Watson(1878-1958) por meio de um manifesto no ano de 1913,surgiu numa época de grande desenvolvimento e positivismo dos Estados Unidos da América em oposição ao mentalismo a ao introspeccionismo. Na definição da psicologia quer dizer teoria comportamental, comportamentalismo ou análise experimental do comportamento .
Watson analisava comportamentos observáveis que podiam ser reproduzidos sem influência da mente; fazia um estudo dos aspectos do comportamento relacionados com o meio ambiente.O método de observação era através de estímulo – resposta básico para ciências do comportamento, de onde vem o conceito S - R (stimulus e responsio); consiste no estudo do processo de aprendizagem desde a infância(associações estabelecidas durante a vida com estímulos= meio e resposta = comportamento).
Fez vários estudos com animais e bebês e acreditava que todo o comportamento era aprendido conforme o meio e as influências; buscava o entendimento e controle do comportamento humano e dizia que aplicações práticas afetariam positivamente a vida das pessoas.
Os estudos mais conhecidos são:
- Estudo do labirinto com ratos que passaram por técnicas cirúrgicas tendo retirado algum dos sentidos dos animais(visão,audição,olfato) e apesar disto os ratos conseguiam sair do labirinto com facilidade pois aprendiam a associar seqüências de movimentos musculares às várias formas do labirinto.
- Estudo com o bebê Albert, um bebê de nove meses que não apresentava reações de medo inicialmente.Watson mostrava o rato branco para Albert que tentava tocá-lo, mas neste momento um martelo era batido na barra fazendo um ruído forte que fazia o bebê dar um salto e cair pra frente, repetiu o procedimento algumas vezes até que chegou ao ponto que mostrava o rato ao bebê e ele começava a chorar e começou a temer o rato.Albert virou um exemplo humano de condicionamento clássico. Mostrando a associação: Ruído forte – rato, da mesma forma que Pavlov fez a associação entre um tom e a comida para os cães.
Pesquisa das emoções básicas
Watson tentava popularizar a ciência do comportamento e em estudos com bebês catalogou respostas “ não aprendidas” das crianças:
Atividades reflexas – espirrar,chorar,fechar os punhos, piscar, etc
Emoções Fundamentais da natureza humana
Através de estudos genéticos e experimentais foram percebidos:
Medo:tomar respiração,fechar apertadamente as pálpebras, chorar, apertar os lábios, etc...
Raiva:enrijecimento do corpo, agitação das mãos e braços, prender a respiração.
Amor:Sorrir,balbuciar, estender os braços
Na publicidade
Quando Watson foi demitido da John Hopkins, foi trabalhar em uma agência de publicidade utilizando seus conhecimentos do comportamento humano desenvolveu diversas campanhas de publicidade baseadas nas três emoções básicas do medo,raiva e amor;segundo ele para vender um produto era necessário dizer algo que causasse medo,provocasse raiva ou uma reação afetuosa, ou que atingisse uma profunda necessidade psicológica ou habitual, para assim convencer o público de que precisavam adquirir determinado produto.Chegou ao cargo de vice-presidência da agência em menos de quatro anos.
O Positivismo
Augusto Conte(1798-1857) era um filósofo francês,pai da sociologia.
Criou um sistema de política positiva.
O fundamento do POSITIVISMO era conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir de nossas ações para que o ser humano possa melhorar sua realidade, dessa forma a previsão científica caracteriza o pensamento positivo.
Usava sete palavras que definiam o positivismo: Real, útil,certo, preciso,relativo,orgânico e simpático.
Acreditava numa reforma intelectual e social e criou a religião positivista.
O Reflexionismo
Ivan Petrovich Pavlov(1849-1936) – foi fisiólogo premiado por sua descoberta sobre o processo digestivo dos animais.Fez um estudo sobre o papel do condicionamento na psicologia do comportamento em experimentos com cães onde produziam saliva reagindo a estímulos palatares e tons de passos e barulhos das tigelas.
Descobriu que existiam reflexos incondicionáveis e outros que eram aprendidos.
O Pragmatismo Norte Americano
O Pragmatismo era uma escola de filosofia dos Estados Unidos da América baseada na descrença do fatalismo e na certeza de que a ação do homem com energia e inteligência pode alterar os limites da condição humana.
Buurrhus Frederic Skinner (1904-1990)
Sucessor de Watson no Behaviorismo, o norte-americano Skinner acreditava na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano (será que se eu controlar um ser humano posso controlar uma sociedade?).
Revela em várias passagens a confiança no planejamento da educação com base no comportamento humano como possibilidade da evolução da cultura. A educação foi uma das preocupações centrais de Skinner, à qual ele se dedicou com seus estudos sobre a aprendizagem e linguagem; posicionou-se a favor do reforço positivo e contra punições e esquemas repressivos.
Behaviorismo radical
Behaviorismo radical é a filosofia da ciência do comportamento, estuda os fundamentos, pressupostos e implicações filosóficas da ciência, incluindo as ciências naturais como física e biologia, e as ciências sociais, como psicologia e economia.
busca compreender questões humanas como "comportamento", "liberdade" e "cultura" .O "radical" do behaviorismo é negar radicalmente a existência de algo que escapa ao mundo físico, que não tenha uma existência identificável no espaço e no tempo (mente, consciência); e por radicalmente aceitar todos os fenômenos comportamentais,em sua teoria não havia nenhum espaço para o livre-arbítrio as técnicas ali descritas não aceitam estados mentais como causa do comportamento, se diferenciando das outras correntes de pensamento dentro da psicologia.
Condicionamento operante
Comportamento voluntário que abrange quantidade maior de atividade humana inclui todos os movimentos de um organismo que em algum momento tem efeito sobre o mundo ao redor, opera sobre o mundo direta e indiretamente.
O experimento com a “caixa de Skinner” demonstrou que se deixarmos um rato branco com sede dentro da caixa ele encontrará uma barra que quando pressionada por acaso libera uma gota de água, ele vai associar o movimento a disponibilidade da água e repetirá o movimento enquanto estiver com sede.
Neste caso o condicionamento operante propiciou a aprendizagem do comportamento.Ação e efeito, assim como no exemplo do instrumento musical, que tocamos para poder ouvir seu som.
Reforço
O Reforço pode ser positivo ou negativo
Positivo: é aquele que quando apresentado fortalece o comportamento pretendido.
Negativo: é aquele que fortalece a resposta que remove um comportamento indesejável.
O reforçamento positivo oferece alguma coisa ao organismo e o negativo permite a retirada de algo indesejável.
Extinção
Eliminação dos comportamentos indesejáveis ou inadequados por ausência de reforço.
Punição
Trata-se de uma técnica mais eficiente para eliminar um comportamento inadequado.Exemplo: minha cachorrinha ficava latindo toda vez que eu saia de casa, de manhã cedo, para evitar este comportamento indesejável e não ter problemas com a vizinhança, cada vez que eu saia e ela começava a latir, voltava de surpresa e abria a porta bem forte e dava um susto nela.Fiz isso umas 4 ou 5 vezes e ela nunca mais latiu quando saio de manhã.Dia desses ela começou de novo e tive que dar um “reforço” no susto (punição) e ela parou novamente.
Conclusão
O behaviorismo representa uma grande força na psicologia norte americana e não teve muita influência na europa.Começou a firmar-se na década de 30 devido a insatisfação geral com a psicologia introspectiva
O postivismo lógico (conceitos ligados a efeitos observáveis) propiciou sua evolução.
Watson e Skinner foram seus maiores representantes e sua aplicação(estudo do comportamento) continua sendo utilizada nas áreas do trabalho, educação, psicoterapia, publicidade e também na vida diária.
Até hoje, qualquer livro de psicologia tem o termo “comportamento” em sua definição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário