terça-feira, 1 de maio de 2007

Media Externa

Mídia Externa

O que é mídia externa?

Difere substancialmente de outros meios como televisão, rádio e folhetos uma vez que estes vão a residência do consumidor e os jornais e revistas são comprados pelo próprio consumidor, a mídia externa (Outdoor advertising para os americanos) representada principalmente por Outdoors, luminosos, painéis e back\front – light são percebidos de passagem nas vias públicas quase que casualmente pelo consumidor. Tanto pelo tamanho como pelas cores (no caso do luminoso pelo fulgor) a mídia externa produz um impacto sobre o publico e pela visualização repetitiva conseguem fixar uma mensagem breve e veicular uma impressão, fixando o nome do produto\empresa com facilidade e a tornando parte do dia-a-dia do consumidor uma vez que a mensagem será visualizada diversas vezes pelo consumidor durante seus trajetos.

Sem a menor duvida este tipo de mídia é de massa já que é vista por todo tipo de consumidor, algumas das principais características e vantagens são:

- Maleabilidade: Pode ser usada em grandes áreas, numa determinada cidade ou mesmo apenas num bairro.

- Oportunidade: Pode ser usada em momentos precisos e ter a mensagem retirada assim que necessário igualmente veloz.

- ação rápida e constante: Nas ruas sempre existem pessoas passando a pé ou através de algum meio de transporte, sendo assim a ação do anuncio é constante.

- Impacto: em geral impressiona pelo tamanho ou se destaque através de contraste de cores com o ambiente no qual está inserido.

- Memorização: Como em geral temos um itinerário regular passamos diariamente diante do mesmo anuncio ou passamos por vários exemplares do mesmo anuncio a coisa anunciada tende a se fixar em nossa mente pela repetição.

- Simplicidade: Sempre é uma mensagem curta e de fácil compreensão já que raramente o consumidor vai ficar parado em frente ao anuncio para ler.

Tipos de Mídia Externa

Backlight / Frontlight


Mídia de altíssimo impacto, por sua luminosidade e distribuição estratégica em ruas e avenidas de grande movimento. Integrados à paisagem urbana das grandes cidades, não há quem passe por um Painel Back/Front Light sem vê-lo.

Formatos Comuns:

15 x 5m

10 x 3m

9 x 3m

7 x 3,60m

6 x 3m

3,5 x 5m

Os Backlight / Frontlight variam normalmente entre R$ 5.000,00 a R$ 7.000,00

Painel Rodoviário


Uma mídia exterior versátil que permite o uso expansivo da criatividade sempre em grand
es formatos. Anunciar em estrada reforça o trabalho de imagem, solidifica a marca e propicia campanhas de primeiro estímulo, pois atinge o cliente ainda na chegada ao destino.

A receptividade à mensagem é outro fator de sucesso, pois a propaganda “conversa” com o cliente em um momento em que ele está acessível e menos defensivo do que no ambiente conturbado do dia-a-dia urbano.

Possui formato variável, de acordo com a vontade do cliente ou tamanho da pista.



Busdoor

Toda a traseira do veículo (Backbus)
ou só o vidro traseiro (Busdoor)

podem trazer propa
gandas adesivadas,
assim como espaços nas laterais,
abaixo das janelas. Existe ainda o
envelopamento – quando o ônibus
todo é adesivado. Uma das vantagens
dessa mídia é
a possibilidade de uma
maior cobertura, já que circula pelas
principais ruas d
a cidade, durante
todo o dia. Cada ônibus roda em
média 300 km por dia.


Um Busdoor (a esquerda) tem em média tamanho de: 195mm x 63mm até 225mm x 80 mm dependendo do modelo do ônibus. Enquanto o Backbus (acima) usa toda a área traseira do veículo.

Um Bussdoor\Backbuss tem custo unitário em media de R$650,00 enquanto um envelopamento tem custo

de R$ 40.000,00

Empena \ Topo

Empena são anúncios de tamanho extremamente grandes adaptados ao tamanho de uma parede lateral de um prédio, sendo a visibilidade máxima o objetivo desse tipo de recurso.




Topo

Painel ou letreiro colocado no alto de
edifícios. Pela legislação, é proibido colocar
publicidade no topo e na parede do prédio ao
mesmo tempo.

Tanto a Empena quanto o topo custam em média

R$ 10.000,00



Muro e Placa de poste
Propaganda desaconselhada
e proibida. Pintura direta no muro, de uso freqüente em campanhas políticas. Às vezes, o proprietário do terreno nem sabe que seu muro está sendo utilizado. A placa de poste, feita nos mais variados formatos e materiais, é afixada em postes. Elas podem atrapalhar a sinalização de trânsito e se desprender facilmente, causando acidentes.

Triface \ Triedro

Mídia de altíssimo impacto, por sua luminosidade e

distribuição estratégica em

ruas e avenidas de grande movimento.

Possui 3 faces giratórias que podem

ser utilizadas pelo mesmo cliente.

Integrados à paisagem urbana das grandes

cidades, não há quem passe por um Painel

Front Light Triface sem vê-lo.

Em média o Triface front-light tem o custo de R$3.500,00 até R$10.500,00 dependendo de tamanho, localização ou outros fatores.

Totem

Normalmente trazendo o logotipo da empresa, fica sobre uma estrutura que o mantém em altura elevada e quase sempre é iluminado interna ou externamente.







PAINEL PLUS

Instalado no centro das grandes avenidas, o Painel

Plus é uma mídia de grande visibilidade, atingindo motoristas e

pedestres que transitam por esses locais. Além disso, fica próximo a

sinaleiras e é um produto único em suas características e localizações.

(Instalado nas estações de ônibus.)

Área útil: duas faces de 1,70 x 1,40 metros

Média de preço unitário: R$ 650,00


Traindoor (Metrodoor)

As oportunidades do Metrô confirmam sua condição de excelente veículo

de comunicação. Por se tratar de um trem de superfície proporciona maior

visibilidade e possibilidades de impacto ao trafegar por toda a cidade e por muitas vezes por várias cidades (caso de Porto Alegre e região metropolitana)

O metrô oferece um conjunto de espaços que podem ser utilizados como o seu “envelopamento” completo ou por vagão, na parte interna do vagão normalmente acima da porta fica a “sanca” alem disso existem espaços nas portas que podem ser utilizados sem contar os painéis das estações.



Meios

Formato

Porto Alegre/ RS



Preço Unitário

Quant. Recom

Pr.Bruto Mensal



Metrô - Adesivado

4 vagões (49,3m)

R$ 23.250,00

1

R$ 23.250,00



Metrô - Adesivado

1 vagão (12,3m)

R$ 6.650,00

1

R$ 6.650,00



Metrô- Sanca

(8x) (2,0mx0,30m)

R$ 190,00

32

R$ 6.080,00

Painéis de Estação

Painéis nas estações destacando marca ou produto


em locais de fluxo dos

passageiros.



Formatos:

2,20 x 1,10m

Painel de bilheteria: 1,50 x 1,20m

Painel de Plataforma

Formato: 3 x 2m.



Meios

Formato

Porto Alegre/ RS

Preço Unitário

Quant. Recom

Pr.Bruto Mensal

Metrô - Painel Interno Porta

(8x) (0,60x0,70m)

R$ 150,00

32

R$ 4.800,00

Metrô - Painel de Estação

6,0m x 1,0m/ 3,0m x 2,0m

R$ 1.500,00

1

R$ 1.500,00

Metrô - Painel de Plataforma

3,0m x 2,0m

R$ 1.500,00

1

R$ 1.500,00

TÁXI - VIDRO TRASEIRO (backtaxi?)

Mais uma solução em mídia exterior: o vidro traseiro dos táxis, uma mídia inovadora que certamente garantirá destaque a marcas e campanhas .

Devido ao grande número de horas que permanece nas ruas cobrindo vários quilômetros em um único dia, a mídia em táxi oferece uma grande exposição da marca do anunciante.

Produção

Adesivo tipo perfurado - 1,36m x 0,66m

Área de publicidade - 1,20m x 0,58m

TAXIATIVA

A Ativa apresenta com exclusividade em Porto Alegre um novo formato em Mídia Exterior.

O TáxiATIVA , um painel luminoso fixado no teto dos táxis que vai ampliar ainda mais a imagem do seu produto na cidade.

Táxi - Vidro traseiro

1,20m x 0,58m

Preço Unitário

Táxi - Take One


R$ 70,00

Táxi - display (***)

0,,91m x 0,32m

R$ 350,00






Mobiliário Urbano

Inseridos no contexto urbano, abrigos de ônibus, relógios, quiosques de flores, quiosques de alimentação, lixeiras, totens e balizadores representam a forma mais versátil de anunciar, pois multiplicam os pontos de apresentação e, com eles, os resultados.

Fundamental é que essa mídia convive com o espectador, pois faz parte do ambiente e, naturalmente, da vida das pessoas. Cria uma grande empatia com a marca, sendo muito bem-vinda em razão de proporcionar benefícios à sociedade, no sentido em que representa mais itens de utilidade às pessoas e ao bem-estar comum.

RELÓGIO DIGITAL

Nobre pelo serviço que oferece, gera simpatia e Formato Comum:

reconhecimento entre os moradores da cidade em 1,65m x 1,15m

que está instalado. Localizado em pontos estratégicos, Custo unitário R$ 2200,00

com alto fluxo de consumidores e com visibilidade

total dia e noite, garante exposição constante a

marcas e produtos.

CABINE TELEFÔNICA

Divulga sua marca ou produto

em pontos estratégicos da cidade.

Presta serviço à comunidade,

proporcionando segurança,

privacidade e conforto para

os usuários.

Preço Unitário: R$ 2.000,00





Placas de Esquina

A Placa de Esquina é uma mídia objetiva e sintética, de visualização garantida e

utilizada principalmente com finalidade institucional.

Além de organizar a cidade, é útil para demarcação territorial e indicação de caminho.

Gera simpatia entre a comunidade, uma vez que é uma fonte de orientação e informação para a mesma. Além do nome das ruas, informa também numerações de quadra e CEP.

Dependendo da cidade e bairro o preço pode variar de

R$ 95,00 a R$ 280,00.

O contrato é de 6 meses no mínimo.


PLACA DE COLETIVO

A Placa de Parada de Coletivo é um serviço

de utilidade pública que informa o local de

embarque e desembarque do transporte coletivo. A Ativa conta com aproximadamente 800 pontos em Porto Alegre, cada um esperando sua marca ou produto embarcar nessa idéia.
Preço Unitário: R$ 100,00


OUTDOOR

Para estratégias de mídia exterior com máxima eficácia, Sempre em pontos privilegiados ou em roteiros

específicos, podem ainda ser duplos, triplos, com ou sem aplique, possuindo dimensões de 9m x 3m com espaço utilizado normalmente por 15 dias podendo haver renovação.

(Custa pouco menos de R$ 1.900,00 por 15 dias)


OUTDOOR LONADO

O Painel Lonado está na estrutura de um Outdoor, mas sem a perecibilidade que o papel traz. A mensagem veicula em uma lona ajustada ao painel, garantindo muito mais qualidade e durabilidade, ideais para uma veiculação com prazo estendido.

(Custa em média R$ 4500,00)

Tanto o Outdoor comum como o lonado podem chegar a ser triplo com preço chegando a mais de R$ 17.000,00


Mídia Aérea

Outras formas de mídia exterior: balão de ar, mídia aérea (utilizando aviões), réplicas gigantes, zepelim, entre outros. As mídias aéreas são consideradas arrojadas, agradam a todas as faixas etárias e são indicadas para todos os tipos de produtos. Podem ser feitas não só por aviões, mas por ultraleves e asa delta.

Os Balões em média custam R$ 10.000,00


Vantagens e desvantagens:

- Milhares de impactos por dia causados principalmente pelo tamanho da maioria dos anúncios, suas cores ou fulgor no caso dos luminosos.

- Entra no dia-a-dia das pessoas uma vez que estes passam varias vezes ao dia pelo anuncio.

- Os anúncios são percebidos de passagem nas vias públicas quase que casualmente pelo consumidor, com isso o anuncio cumpre seu papel já que mesmo que inconscientemente a marca\produto é fixada na memória do consumidor pela repetição da visualização.

- Maleabilidade: Pode ser usada em grandes áreas, numa determinada cidade ou mesmo apenas num bairro.

- Oportunidade: Pode ser usada em momentos precisos e ter a mensagem retirada assim que necessário igualmente veloz.

- ação rápida e constante: Nas ruas sempre existem pessoas passando a pé ou através de algum meio de transporte, sendo assim a ação do anuncio é constante.

- Simplicidade: Sempre é uma mensagem curta e de fácil compreensão já que raramente o consumidor vai ficar parado em frente ao anuncio para ler.