O que é mídia externa?
Difere substancialmente de outros meios como televisão, rádio e folhetos uma vez que estes vão a residência do consumidor e os jornais e revistas são comprados pelo próprio consumidor, a mídia externa (Outdoor advertising para os americanos) representada principalmente por Outdoors, luminosos, painéis e back\front – light são percebidos de passagem nas vias públicas quase que casualmente pelo consumidor. Tanto pelo tamanho como pelas cores (no caso do luminoso pelo fulgor) a mídia externa produz um impacto sobre o publico e pela visualização repetitiva conseguem fixar uma mensagem breve e veicular uma impressão, fixando o nome do produto\empresa com facilidade e a tornando parte do dia-a-dia do consumidor uma vez que a mensagem será visualizada diversas vezes pelo consumidor durante seus trajetos.
Sem a menor duvida este tipo de mídia é de massa já que é vista por todo tipo de consumidor, algumas das principais características e vantagens são:
- Maleabilidade: Pode ser usada em grandes áreas, numa determinada cidade ou mesmo apenas num bairro.
- Oportunidade: Pode ser usada em momentos precisos e ter a mensagem retirada assim que necessário igualmente veloz.
- ação rápida e constante: Nas ruas sempre existem pessoas passando a pé ou através de algum meio de transporte, sendo assim a ação do anuncio é constante.
- Impacto: em geral impressiona pelo tamanho ou se destaque através de contraste de cores com o ambiente no qual está inserido.
- Memorização: Como em geral temos um itinerário regular passamos diariamente diante do mesmo anuncio ou passamos por vários exemplares do mesmo anuncio a coisa anunciada tende a se fixar em nossa mente pela repetição.
- Simplicidade: Sempre é uma mensagem curta e de fácil compreensão já que raramente o consumidor vai ficar parado em frente ao anuncio para ler.
Tipos de Mídia Externa
Backlight / Frontlight
Mídia de altíssimo impacto, por sua luminosidade e distribuição estratégica em ruas e avenidas de grande movimento. Integrados à paisagem urbana das grandes cidades, não há quem passe por um Painel Back/Front Light sem vê-lo.
Formatos Comuns:
15 x 5m
10 x 3m
9 x 3m
7 x 3,60m
6 x 3m
3,5 x 5m
Os Backlight / Frontlight variam normalmente entre R$
Painel Rodoviário
Uma mídia exterior versátil que permite o uso expansivo da criatividade sempre em grandes formatos. Anunciar em estrada reforça o trabalho de imagem, solidifica a marca e propicia campanhas de primeiro estímulo, pois atinge o cliente ainda na chegada ao destino.
Possui formato variável, de acordo com a vontade do cliente ou tamanho da pista.
Busdoor
Toda a traseira do veículo (Backbus)
ou só o vidro traseiro (Busdoor)
podem trazer propa gandas adesivadas,
assim como espaços nas laterais,
abaixo das janelas. Existe ainda o
envelopamento – quando o ônibus
todo é adesivado. Uma das vantagens
dessa mídia é a possibilidade de uma
maior cobertura, já que circula pelas
principais ruas da cidade, durante
todo o dia. Cada ônibus roda em
média
Um Busdoor (a esquerda) tem em média tamanho de: 195mm x 63mm até 225mm x
Um Bussdoor\Backbuss tem custo unitário em media de R$650,00 enquanto um envelopamento tem custo
de R$ 40.000,00
Empena \ Topo
Empena são anúncios de tamanho extremamente grandes adaptados ao tamanho de uma parede lateral de um prédio, sendo a visibilidade máxima o objetivo desse tipo de recurso.
Painel ou letreiro colocado no alto de
edifícios. Pela legislação, é proibido colocar
publicidade no topo e na parede do prédio ao
mesmo tempo.
Tanto a Empena quanto o topo custam em média
R$ 10.000,00
Muro e Placa de poste
Propaganda desaconselhada e proibida. Pintura direta no muro, de uso freqüente em campanhas políticas. Às vezes, o proprietário do terreno nem sabe que seu muro está sendo utilizado. A placa de poste, feita nos mais variados formatos e materiais, é afixada
Triface \ Triedro
Mídia de altíssimo impacto, por sua luminosidade e
distribuição estratégica em
ruas e avenidas de grande movimento.
Possui 3 faces giratórias que podem
ser utilizadas pelo mesmo cliente.
Integrados à paisagem urbana das grandes
cidades, não há quem passe por um Painel
Front Light Triface sem vê-lo.
Em média o Triface front-light tem o custo de R$3.500,00 até R$10.500,00 dependendo de tamanho, localização ou outros fatores.
Totem
Normalmente trazendo o logotipo da empresa, fica sobre uma estrutura que o mantém em altura elevada e quase sempre é iluminado interna ou externamente.
PAINEL PLUS
Instalado no centro das grandes avenidas, o Painel
Plus é uma mídia de grande visibilidade, atingindo motoristas e
pedestres que transitam por esses locais. Além disso, fica próximo a
sinaleiras e é um produto único em suas características e localizações.
(Instalado nas estações de ônibus.)
Área útil: duas faces de 1,70 x
Média de preço unitário: R$ 650,00
Traindoor (Metrodoor)
As oportunidades do Metrô confirmam sua condição de excelente veículo
de comunicação. Por se tratar de um trem de superfície proporciona maior
visibilidade e possibilidades de impacto ao trafegar por toda a cidade e por muitas vezes por várias cidades (caso de Porto Alegre e região metropolitana)
O metrô oferece um conjunto de espaços que podem ser utilizados como o seu “envelopamento” completo ou por vagão, na parte interna do vagão normalmente acima da porta fica a “sanca” alem disso existem espaços nas portas que podem ser utilizados sem contar os painéis das estações.
| Meios | Formato | Porto Alegre/ RS | ||||
| Preço Unitário | Quant. Recom | Pr.Bruto Mensal | ||||
| Metrô - Adesivado | 4 vagões (49,3m) | R$ 23.250,00 | 1 | R$ 23.250,00 | ||
| Metrô - Adesivado | 1 vagão (12,3m) | R$ 6.650,00 | 1 | R$ 6.650,00 | ||
| Metrô- Sanca | (8x) (2,0mx0,30m) | R$ 190,00 | 32 | R$ 6.080,00 | ||
Painéis de Estação
Painéis nas estações destacando marca ou produto
em locais de fluxo dos
passageiros.
Formatos:
2,20 x 1,10m
Painel de bilheteria: 1,50 x 1,20m
Painel de Plataforma
Formato: 3 x 2m.
| Meios | Formato | Porto Alegre/ RS | ||
| Preço Unitário | Quant. Recom | Pr.Bruto Mensal | ||
| Metrô - Painel Interno Porta | (8x) (0,60x0,70m) | R$ 150,00 | 32 | R$ 4.800,00 |
| Metrô - Painel de Estação | 6,0m x 1,0m/ 3,0m x 2,0m | R$ 1.500,00 | 1 | R$ 1.500,00 |
| Metrô - Painel de Plataforma | 3,0m x 2,0m | R$ 1.500,00 | 1 | R$ 1.500,00 |
TÁXI - VIDRO TRASEIRO (backtaxi?)
Mais uma solução em mídia exterior: o vidro traseiro dos táxis, uma mídia inovadora que certamente garantirá destaque a marcas e campanhas .
Devido ao grande número de horas que permanece nas ruas cobrindo vários quilômetros em um único dia, a mídia em táxi oferece uma grande exposição da marca do anunciante.
Produção
Adesivo tipo perfurado - 1,36m x 0,66m
Área de publicidade - 1,20m x 0,58m
TAXIATIVA
A Ativa apresenta com exclusividade
O TáxiATIVA , um painel luminoso fixado no teto dos táxis que vai ampliar ainda mais a imagem do seu produto na cidade.
| Táxi - Vidro traseiro | 1,20m x 0,58m | Preço Unitário |
| Táxi - Take One | | R$ 70,00 |
| Táxi - display (***) | 0,,91m x 0,32m | R$ 350,00 |
Mobiliário Urbano
Inseridos no contexto urbano, abrigos de ônibus, relógios, quiosques de flores, quiosques de alimentação, lixeiras, totens e balizadores representam a forma mais versátil de anunciar, pois multiplicam os pontos de apresentação e, com eles, os resultados.
Fundamental é que essa mídia convive com o espectador, pois faz parte do ambiente e, naturalmente, da vida das pessoas. Cria uma grande empatia com a marca, sendo muito bem-vinda em razão de proporcionar benefícios à sociedade, no sentido em que representa mais itens de utilidade às pessoas e ao bem-estar comum.
RELÓGIO DIGITAL
Nobre pelo serviço que oferece, gera simpatia e Formato Comum:
reconhecimento entre os moradores da cidade em 1,65m x 1,15m
que está instalado. Localizado em pontos estratégicos, Custo unitário R$ 2200,00
com alto fluxo de consumidores e com visibilidade
total dia e noite, garante exposição constante a
marcas e produtos.
CABINE TELEFÔNICA
Divulga sua marca ou produto
em pontos estratégicos da cidade.
Presta serviço à comunidade,
proporcionando segurança,
privacidade e conforto para
os usuários.
Preço Unitário: R$ 2.000,00
Placas de Esquina
A Placa de Esquina é uma mídia objetiva e sintética, de visualização garantida e
utilizada principalmente com finalidade institucional.
Além de organizar a cidade, é útil para demarcação territorial e indicação de caminho.
Gera simpatia entre a comunidade, uma vez que é uma fonte de orientação e informação para a mesma. Além do nome das ruas, informa também numerações de quadra e CEP.
Dependendo da cidade e bairro o preço pode variar de
R$
O contrato é de 6 meses no mínimo.
PLACA DE COLETIVO
A Placa de Parada de Coletivo é um serviço
de utilidade pública que informa o local de
embarque e desembarque do transporte coletivo.
Preço Unitário: R$ 100,00
OUTDOOR
Para estratégias de mídia exterior com máxima eficácia, Sempre em pontos privilegiados ou em roteiros
específicos, podem ainda ser duplos, triplos, com ou sem aplique, possuindo dimensões de 9m x 3m com espaço utilizado normalmente por 15 dias podendo haver renovação.
(Custa pouco menos de R$ 1.900,00 por 15 dias)
OUTDOOR LONADO
O Painel Lonado está na estrutura de um Outdoor, mas sem a perecibilidade que o papel traz. A mensagem veicula em uma lona ajustada ao painel, garantindo muito mais qualidade e durabilidade, ideais para uma veiculação com prazo estendido.
(Custa
Tanto o Outdoor comum como o lonado podem chegar a ser triplo com preço chegando a mais de R$ 17.000,00
Mídia Aérea
Outras formas de mídia exterior: balão de ar, mídia aérea (utilizando aviões), réplicas gigantes, zepelim, entre outros. As mídias aéreas são consideradas arrojadas, agradam a todas as faixas etárias e são indicadas para todos os tipos de produtos. Podem ser feitas não só por aviões, mas por ultraleves e asa delta.
Os Balões em média custam R$ 10.000,00
Vantagens e desvantagens:
- Milhares de impactos por dia causados principalmente pelo tamanho da maioria dos anúncios, suas cores ou fulgor no caso dos luminosos.
- Entra no dia-a-dia das pessoas uma vez que estes passam varias vezes ao dia pelo anuncio.
- Os anúncios são percebidos de passagem nas vias públicas quase que casualmente pelo consumidor, com isso o anuncio cumpre seu papel já que mesmo que inconscientemente a marca\produto é fixada na memória do consumidor pela repetição da visualização.
- Maleabilidade: Pode ser usada em grandes áreas, numa determinada cidade ou mesmo apenas num bairro.
- Oportunidade: Pode ser usada em momentos precisos e ter a mensagem retirada assim que necessário igualmente veloz.
- ação rápida e constante: Nas ruas sempre existem pessoas passando a pé ou através de algum meio de transporte, sendo assim a ação do anuncio é constante.
- Simplicidade: Sempre é uma mensagem curta e de fácil compreensão já que raramente o consumidor vai ficar parado em frente ao anuncio para ler.