Flexografia
Definição:
A flexografia é um método de impressão relevográfico rotativo que emprega clichê de borracha ou fotopolímero e tintas líquidas de secagem rápida.
Origem:
A data precisa do surgimento deste sistema de impressão é indefinida e existe uma certa divergência sobre o local e data de nascimento do sistema. Temos duas versões para seu nascimento, a primeira diz que é um sistema patentiado por John A. Kingsley em 1860 nos Estados Unidos e a segunda versão diz que o sistema foi criado na Alemanha pouco antes de 1920 que se sabe realmente é que nas duas versões tinha o nome de Impressão com Anilina devido ao fato de as tintas usadas nessa época eram a base de corantes de alquitrán que era da família dos óleos de anilina.
Nos anos 50 um conjunto de profissionais e empresários do setor gráfico fizeram uma votação para escolher um novo nome para o sistema de impressão com anilina já que o alquitrán é uma substancia tóxica e passava uma imagem negativa para o sistema já que e a idéia do publico era que entrando em contato com produtos gráficos feitos com anilina poderia trazer malefícios para a saúde.
No 14° Fórum do Instituto de Embalagens, em outubro de 1952 nos Estados Unidos foi anunciado que o processo a partir desse momento seria chamado de processo de impressão "flexográfica", nesta ocasião já se usavam tintas a base água ou solvente, não havendo mais o problema de possíveis contaminações. Entre as teorias sobre a escolha deste nome está o fato da flexibilidade que o uso de clichê de borracha ou fotopolímero fornecia.
Desde então o sistema não para de crescer no mundo todo.
Composição do sistema
- sistema de alimentação
- conjuntos impressores
- sistema de secagem
- sistema de saída
ainda é possível em algumas maquinas incluir no sistema de saída funções como corte e vinco entre outras.
Características marcantes:
- Impressão por alto relevo (como se fosse um carimbo)
- Uso de tinta de secagem rápida a base de água ou solvente
- Uso de porta-clichê rotativo.
- Clichê feito de borracha ou fotopolímero.
- Sistema de impressão direta
- Imprime em praticamente todo o tipo de suporte.
- velocidade e qualidade de impressão para grandes tiragens
Informações gerais sobre as impressoras:
- As impressoras flexográficas podem ter boca de 20 centímetros ate 2metros e 40 centímetros.
- aceita alimentação por folhas, bobinas e também podem ser usadas esteiras para fixação de suportes especiais como corte e vinco, hot-stamping, cadernos, etc.
- Variedades de maquinas - existem maquinas com uma unidade de impressão como também as com quatorze unidades. É possível em algumas maquinas que em somente uma entrada seja impresso em frente e verso e ainda utilizando corte e vinco ou outro processo que em outros sistemas precisariam passar pelo setor de pós-impressão (acabamento).
- Possuem aquecedores e ventiladores instalados no percurso do substrato após a impressão.
- Tem a capacidade de imprimir em praticamente todo o tipo de produto como por exemplo cerâmica, papelão ondulado, papel, plásticos etc
- Obviamente cada tipo de produto exige um tipo de configuração de alimentação diferenciada e por isso essa variedade de tamanhos de boca e torres de impressão são tão importantes.
Campos de Aplicação mais comuns:
Editoria (jornais, tablóides, listas telefônicas);
Embalagens - o maior crescimento da flexografia encontra-se no ramo de embalagens flexíveis (celofane, polietileno, polipropileno, nylon, poliéster, alumínio, papel, papelão ondulado);
Papéis para presente;
Cortinas para box de banheiro;
Toalhas de papel;
Faixas promocionais;
Copos descartáveis;
Papel pautado;
Cerâmica;
Tecidos.
Vantagens da flexografia:
- imprime em quase todo o tipo de substrato
- o clichê devido o material de que é feito pode durar entorno de 1 milhão e 200 mil impressões, isso baixa o custo para o cliente já que normalmente o mesmo clichê fica armazenado na gráfica caso o cliente refaça o pedido posteriormente.
- Velocidade de impressão pode chegar a 400 metros por minuto.
- em uma única entrada na maquina pode imprimir frente e verso em ate 14 cores e ainda contar com corte e vinco entre outras funções adicionais no sistema de saída
- tintas a base de água ou solventes pouco ou nada poluentes.
- Sistema e máquinas em franca expansão desde a segunda guerra mundial.
Glossário voltado a Flexografia
Impressão relevográfico rotativo:
é um sistema de impressão em que a impressão se da pelo contato de uma superfície em alto relevo (clichê) que teve contato com a tinta segundos antes e imprimi pela pressão do relevo com o material a ser impresso. Chamado rotativo pois a base onde se encontra o clichê é rotativa.
Sistema de Impressão direto:
É um sistema onde a tinta passa diretamente da forma (clichê por exemplo) para a superfície que deve ser impressa sem ter que passar por nenhum outro processo. (como se fosse um carimbo)
Clichê:
O clichê poderia ser comparada a um carimbo, ele é fixado num cilindro (porta clichê) que ao girar faz com que o clichê em alto relevo seja “entintado” para no instante seguinte por pressão fazer a impressão no substrato (papel ou outro). Na flexografia o clichê é feito de borracha ou fotopolímero.
Tintas: No começo do sistema se usava corantes ou pigmentos a base de anilina que como foi explicado anteriormente era uma substancia tóxica e adicionava uma imagem negativa ao sistema, na década de 50 quando já se usavam tintas a base de água ou solvente foi escolhido um novo nome para o sistema.
Composição do sistema
- sistema de alimentação: é o sistema que vai levar o substrato (material a ser impresso) ate o local da impressão, pode ser folha por folha ou por bobina, podendo ter esteira para prender o substrato.
- conjuntos impressores: como o próprio nome diz é o conjunto de impressão normalmente constituído de 3 cilindros sendo que um fica em permanente contato com o tinteiro, outro é o porta clichê e o terceiro é um suporte de sustentação do porta clichê e faz a pressão no substrato para que a impressão aconteça.
- sistema de secagem: logo após a impressão um conjunto de peças com função de ventiladores, aquecedores ou exaustores entra em ação para provocar a secagem rápida da tinta evitando assim erros de impressão. (borrões)
Nenhum comentário:
Postar um comentário